David S. Ware e William Parker em novos registros





 
BREVES   A Aum Fidelity lançará ainda neste mês dois títulos imperdíveis de dois dos maiores nomes do free: William Parker e David S. Ware.





Por Fabricio Vieira


Os dois lançamentos que a Aum Fidelity promete para o dia 23 de junho são álbuns duplos. O primeiro título é William Parker Quartets: Meditation/ Resurrection, com dois CDs que trazem formações sutilmente diferentes (mas com propostas bem distintas), tendo sido captados em 2016. Abrindo o registro está o “Quartet” de Parker, com Hamid Drake (percussão), Rob Brown (sax alto) e Jalau-Kalvert Nelson (trompete, no lugar ocupado há anos por Lewis Barnes). O outro disco traz a rubrica de outro grupo seu, formado nos anos 90, o “In Order to Survive”, com Brown, Cooper-Moore (piano) e Drake (no lugar original de Susie Ibarra). 

O segundo título é mais um capítulo da série dedicada a registros inéditos/raros do saxofonista David S. Ware (1949-2012). Live in New York, 2010 foi captado na fase final da trajetória de Ware, quando seu famoso Quartet já havia sido dissolvido. Aqui Ware (que toca tenor e stritch) se une em trio a William Parker e Warren Smith (bateria), em uma apresentação que ocorreu em 4 de outubro de 2010 no clube Blue Note. São quase duas horas de música, material para aquecer os ouvidos dos saudosos do incrível universo sonoro de Ware.